ADULTOS INFANTIS.

 

ADULTOS INFANTIS.

Texto: Jonas 4: 1 – 11.https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jn/4/1,2

É nítida a diferença entre as atitudes de uma criança e um adulto. A marca do adulto é suas ações de maturidade, já a criança é imatura e isto é normal, já que ela está crescendo e aprendendo a se relacionar e aos poucos vai abandonando atitudes peculiares da criança, “Quando eu era menino, falava como menino, sentia como menino, discorria como menino, mas logo que cheguei a ser homem, acabei com as coisas de menino”. (1 Coríntios 13: 11) O ciclo natural mostra que estamos crescendo a medida que deixamos para trás a infantilidade.

É claro que devemos as vezes brincar e nos descontrair. Mas há adultos que agem como se fossem crianças; quando são egoístas, quando não suportam o sucesso dos outros, quando são melindrosos se magoam quando lhes corrigem, e pelo ciúme ou inveja do outro que tem um carro ou roupa nova, não querem ficar para trás e se sentem inferiores, e ainda culpam os outros por seus erros e fracassos. É muito difícil se relacionar com um adulto infantil, que não aceita repreensão, nem é ensinável.

O profeta Jonas recebeu de Deus uma ordem de pregar o evangelho ao povo de Nínive, Levanta-te, vai a grande cidade de Nínive, e clama contra ela, porque a sua malícia subiu até mim”. (Jonas 1: 2) Jonas decidiu não obedecer e fugiu para longe. Acabou dentro da barriga de um grande peixe; de onde ele clamou a Deus, que o livrou da morte. Só então obedeceu a Deus, foi e pregou ao povo de Nínive que se arrependeu, orou, jejuou e abandonou seus pecados. Deus viu a sinceridade deles e não fez o mal que lhes faria, porém, Jonas se magoou com Deus como um menino mimado, e disse: “Pois sabia que és Deus piedoso, e misericordioso, longânimo e grande em longanimidade, e que te arrependes do mal”. (Jonas 4: 2b) A imaturidade de Jonas o impediu de se alegrar; ele se entristeceu, como foi imaturo!

Pior é a infantilidade no casamento, a qual vai deteriorando o relacionamento do casal, por causa de ciúmes, inveja, orgulho, conflitos de ego, sentimento possessivo, falta de responsabilidade e por fuga nos momentos difíceis. Então, acham que a solução é o divórcio. É preciso crescer diante das dificuldades. Aquele que é maduro transforma ambientes e vidas, resolve conflitos sem fugir. Jesus disse que para entrarmos no reino de Deus, aí sim temos que ser como crianças, com um coração sem malícia, puro, sem falsidades. Que o Senhor nos dê um coração sincero e puro, como uma criança, e nos faça humildes para nos achegarmos a Ele limpos, sem mágoas, mas que sejamos maduros e frutíferos. Amém.

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas