SÊ O EXEMPLO DOS FIÉIS.

 

SÊ O EXEMPLO DOS FIÉIS.

Texto: 2 Timóteo capítulos 1 e 2.

O apóstolo Paulo em sua carta a Timóteo seu discípulo amado, chama sua atenção para que ele seja modelo, exemplo dos fiéis. “Ninguém despreze a tua mocidade: mas sê o exemplo dos fiéis, na palavra, no trato, no amor, no espírito, na fé, na pureza”.(1 Timóteo 4: 12) A preocupação de Paulo era que falsas doutrinas, heresias, vãs filosofias e ideologias contrárias a sã doutrina estavam invadindo a igreja, com o objetivo de semear dúvidas e destruir a fé e os bons costumes cristãos.

Paulo dá diretrizes a Timóteo e para nós; que como eles enfrentamos guerras espirituais, pois como naquela época, hoje também as pessoas querem fazer só o que lhes dá prazer, são orgulhosos, amantes de si mesmos, rebeldes, perversos, traidores, profanos, egoístas, cruéis, caluniadores e vivem uma fé de aparências, destes afasta-te Timóteo, não faça o que eles fazem. “Tu porém, permanece naquilo que aprendeste, de que foste inteirado, sabendo de quem o tens aprendido”. (2 Timóteo 3: 14) Não podemos viver o padrão imoral e idolatra deste mundo, sejamos fiéis a Palavra.

Timóteo não viva uma fé emocional, fingida, pois os que assim vivem na primeira luta, dor, tristeza, privação ou provação, desistem, abandonam e não mais seguem a Jesus. Mas nós, como Timóteo, temos que ser corajosos, mesmo que nos odeiem, desprezem e nos intimidem por não agirmos politicamente correto, “O reino de Deus continua sendo conquistado pela força”. Não podemos ser medrosos, tímidos ou covardes, “Sofre pois, comigo, as aflições como um bom soldado de Jesus Cristo”. (2 Timóteo 2: 3) O bom soldado de Jesus não se envolve com futilidades.

Timóteo evita as discussões inúteis, as fofocas e as calúnias, não se envolva com os que se dizem cristãos e praticam estas coisas, evita-os. “Procura apresentar-te a Deus aprovado, como obreiro que não tem de que se envergonhar, que maneja bem a palavra da verdade. Mas evita os falatórios profanos, porque produzirão maior impiedade”. (2 Timóteo 2: 15 e 16) Fale aquilo que edifica e abençoa a todos.

Como Timóteo temos que ser bom exemplo, nunca sejamos como os que contaminam, semeiam intrigas e discórdias entre irmãos. Timóteo não seja registrado como Himeneu e Fileto; malfeitores, “Os quais se desviaram da verdade, dizendo que a ressurreição já era feita, e perverteram a fé de alguns”. (2 Timóteo 2: 18) Para sermos modelo dos fiéis, devemos conhecer e manejar bem e praticar a Palavra de Deus, e nos afastar de toda a impiedade, honrando e glorificando a Deus. Cresçamos na obediência, na fidelidade e no amor, que todos vejam o caráter de Cristo em todo o nosso procedimento, sendo sal e luz. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas