MODERADO E EQUILIBRADO.
MODERADO E EQUILIBRADO.
Texto: Tiago 3: 17Tiago 3: 17https://www.bibliaonline.com.br/nvi/tg/3/17
Viver nos extremos mostra a falta de equilíbrio e moderação; o que tem afetado muita gente, tanto na saúde, como também tem prejudicado os relacionamentos. Tudo começa quando não sabemos dizer não para determinadas situações. Quando trabalho mais do que deveria, isto causa um desequilíbrio no tempo com esposa e filhos, aí o dialogo, as brincadeiras, o abraço, o interesse em saber como o outro está, deixa de existir. Nenhum sucesso financeiro pode compensar o fracasso de uma família infeliz. A falta de moderação pode, no futuro trazer muita dor, tristeza e lágrimas. Não tem nada mais precioso para o moderado, que ter paz e comunhão com sua família.
O exagero, bem característico de nossos dias, em que pessoas, sem moderação, bebem demais, comem demais ou de menos, dormem ou não, exageram no açúcar ou sal, e não praticam exercícios, muitas horas expostos às telas de eletrônicos, ou seja, são incapazes e não resistem aos desejos de sua carne; nem pensam no resultado que pode vir. Esta indisciplina é a causa de dor, insônia, cansaço mental e físico, irritação, baixa produtividade e dificuldade de se relacionar, afeta a própria pessoa, a família, e amigos. “Se alguém destruir o templo de Deus, Deus o destruirá; porque o templo de Deus que sois vós, e santo.” (1 Coríntios 3: 17) Nosso corpo é a morada do Espírito Santo, cuidemos da nossa saúde física, mental, e tendo comunhão com Deus.
Será que somos moderados nos relacionamentos? Como devemos viver? “Não dado ao vinho, não espancador, não cobiçoso de torpe ganância, mas moderado, não contencioso, não avarento.” (1 Timóteo 3: 3) O texto mostra que a melhor maneira de combater os exageros e as injustiças, é sermos moderados em tudo. Seja moderado nas escolhas e decisões que fizer. Não fale demais, “No muito falar não falta transgressão, mas o que modera seus lábios é prudente.” (Provérbios 10: 19) O que é moderado, é prudente, sensato, não se precipita com atitudes e palavras impróprias, desta forma se evita mal entendidos e ofensas
.
O segredo da moderação e equilíbrio emocional de Jesus era tirar um tempo para meditar, orar e ficar a sós com o Pai. Foi por isto que ele resistiu as tentações do diabo no deserto, Jesus não se abalou com os ataques de satanás, mas rechaçou-os com a Palavra, manteve-se calmo para derrotar seu inimigo, que distorceu a palavra tentando enganar nosso Senhor; que usou argumentos da Palavra de Deus e venceu. É esta sabedoria do Alto que Tiago diz ser a verdadeira sabedoria, a qual é: pura, pacífica, moderada, tratável, cheia de misericórdia e de bons frutos, sem parcialidade e sem hipocrisia. O moderado, não é dominado por suas emoções. Amém.
Comentários
Postar um comentário