PERSEVERANÇA E PACIÊNCIA.

 

PERSEVERANÇA E PACIÊNCIA.

Texto: Romanos 5: 1 – 5.Romanos 5: 1 - 5https://www.bibliaonline.com.br/nvi/rm/5/1-5

Noé e Jó, me ensinam muito sobre ser perseverante e paciente. Certamente Noé ouviu muitas criticas, zombaria e o chamaram de louco, durante os longos anos em que construía a arca. Pois naquele tempo, não chovia sobre a terra. “Um vapor, porém, subia da terra, e regava toda a face da terra.” (Gênesis 2: 6 )A fé de Noé foi testada, o tempo todo, mas ele decidiu perseverar e com paciência construiu a arca. A medida que perseveramos, nossa paciência cresce e nossa fé se fortalece ainda mais. E entendemos e aceitamos que sua vontade se cumpre no tempo de Deus. Quanto tempo perseveraremos, quando parece que nada acontece em nossa vida?

A fé de Jó também foi testada na fornalha do sofrimento e da perda. Jó foi o homem mais rico do seu tempo. Extremamente temente e fiel a Deus, ele se desviava do mal. Jó oferecia sacrifícios a Deus, até por seus filhos, se tivessem pecado contra Deus. “Oferecia Jó sacrifícios a Deus, conforme o número de seus filhos dizendo: porventura pecaram meus filhos, e blasfemaram de Deus, no seu coração. Assim fazia Jó continuamente.” (Jó 1: 5c) O justo Jó, num só dia perdeu seus bois, ovelhas, camelos e todos os filhos. Por fim, uma doença o acometeu, e ficou com o corpo coberto de feridas. Ufa! Em tudo Jó permaneceu fiel a Deus. “O Senhor o deu, e o Senhor o Tomou; bendito seja o nome do Senhor.” (Jó 1: 21b) Será que daríamos glória a Deus, se perdêssemos os bens materiais e a saúde?

Assim como, com Jó e Noé, nossa fé cresce e se fortalece em meio as tribulações. É nas lutas e provações que aprendemos a perseverar e ser pacientes. Se não consigo perseverar, não aprendo a ter paciência, e minha fé se torna inoperante. É com as obras que nossa fé se torna real. Noé confiou na promessa de Deus, por isto pacientemente perseverou e construiu a arca. Jó exercitou sua paciência e não abandonou a Deus, pois sabia que mesmo doente, sem nada, “tinha Deus”, portanto tinha tudo, confiou, e Deus o restaurou tudo em dobro. Nunca deixe de crer em Deus.

Eis que temos por felizes os que sofreram. Ouvistes qual foi a paciência de Jó, e vistes o fim que o Senhor lhe deu; porque o Senhor é muito misericordioso e piedoso.” (Tiago 5: 11) O texto de hoje nos mostra que nossa fé perseverante e paciente gera em nós “esperança” de que em Deus e por Jesus Cristo faremos o que agrada a Deus. Creia e persevere na plena certeza de que nossa esperança não será frustrada, pois quem fez a promessa, Jesus, é fiel para cumpri-la. Nas tribulações e crises, não murmure, glorifique a Deus. Amém.


Comentários

Postagens mais visitadas