ELOGIAR ANIMA, SÓ CRITICAR DESANIMA.

 

ELOGIAR ANIMA, SÓ CRITICAR DESANIMA.

Texto: 1 Tessalonicenses 5: 12-16https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1ts/5/12-16

Em primeiro lugar temos que entender com clareza a diferença entre elogio e bajulação, bajular é o elogio barato, falso em que o bajulador visa tirar proveito, adulação que tem como objetivo obter alguma vantagem. O elogio sincero é como um bálsamo que valoriza, e estimula o outro a fazer tudo com mais esmero, o elogio nutre a alma e enaltece virtudes, mas a crítica exacerbada é como um balde de água fria que apequena o outro, você costuma criticar mais do que elogiar mais?

O patrão que não elogia seus funcionários, mostra que não reconhece o esforço e a dedicação dos mesmos. Quando um funcionário erra, ele é duro na crítica, quando o funcionário faz algo bem-feito; ele simplesmente diz: não fez mais que a obrigação, já o patrão que elogia seus funcionários, verá eles trabalhando com mais alegria e eficiência. Deus também nos elogia quando agimos com retidão, “Bem está servo bom, porque no pouco foste fiel, sobre o muito te colocarei; entra no gozo de teu Senhor.” (Mateus 23: 23b). Seja fiel no pouco e Deus te exaltará.

Pais, tenham cuidado para não por um fardo pesado demais sobre seus filhos; cobrando e criticando demasiadamente, corrijam com amor, não foquem só nos defeitos, apontem sempre as virtudes, o crescimento e valorize as habilidades, elogie o que eles fizeram bem-feito e verás eles amadurecerem, “E vós, pais, não provoqueis a ira a vossos filhos, mas cria-os na doutrina e na admoestação do Senhor.” (Efésios 6: 4) Repreenda seu filho em casa, evite humilhá-lo em público, jamais amaldiçoe seu filho, pronuncie palavras de admiração, de amor e ele se sentirá valorizado.

Marido, você tem elogiado sua esposa, ou ela ouve mais críticas? Valorize o esforço e dedicação dela para cuidar dos filhos, da casa, valorize as pequenas coisas, elogie a refeição saborosa, a cama e roupa limpa e perfumada, “A alma farta pisa o favo de mel, mas a alma faminta todo amargo é doce.” (Provérbios 27: 7) Se você “NUTRIR” a alma de sua esposa com elogios, ela não necessitará ouvir elogios de estranhos, mas se só reclama, cuidado outro poderá elogiá-la, isto é perigoso, pode destruir um casamento, “Vós, maridos, amai vossas mulheres, como também Cristo amou a igreja.” (Efésios 5: 25) Amar e elogiar, nutre a alma. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas