HUMILHE-SE PARA NÃO SER QUEBRADO.

 

HUMILHE-SE PARA NÃO SER QUEBRADO.

Texto: Hebreus 3: 1 – 19.https://www.bibliaonline.com.br/nvi/hb/3/1-19

Deus detesta pessoas orgulhosas, obstinadas, de dura cerviz, “Portanto diz: Deus resiste aos soberbos; dá, porém, graça aos humildes.” (Tiago 4: 6b) Quando o povo Hebreu estava no deserto; rumo a terra prometida, Deus falou a Moisés: “Porque eu não subirei no meio de ti, porquanto és povo de dura cerviz, para que te não consuma eu no meio do caminho.” (Êxodos 33: 3b) Por causa do orgulho, da teimosia, Deus não iria com eles para que não os destruísse, pois o povo provocava a ira de Deus e não se humilhava, nem se submetia a direção do Senhor.

Qual a definição de dura cerviz? Aquele que NÃO SE DOBRA, não se humilha, é orgulhoso e obstinado de coração a ponto de resistir até a Deus, “O homem que muitas vezes repreendido endurece a cerviz, será quebrantado de repente sem que haja cura.” (Provérbios 29: 1) Deus zomba dos que ousam retrucá-lo, “Certamente Deus desdenha dos desdenhosos, mas dá graça aos humildes.” (Provérbios 3: 34) Aquele que se humilha e se submete a Deus, é sábio e alcança o favor do Senhor.

Dura cerviz não é “cabeça dura” é pescoço duro, que não se dobra, as autoridades, leis e diante de Deus e sua Palavra, é aquele que tem dificuldade de se arrepender e de pedir perdão por seus pecados, “Ao qual nossos pais não quiseram obedecer, antes o rejeitaram, e em seu coração se tornaram ao Egito.” (Atos 7: 39) Eles eram tão teimosos que preferiram a escravidão. “Homens de dura cerviz. Incircuncisos de coração e ouvido; vós sempre resistis ao Espírito Santo; assim vós sois como vossos pais.” (Atos 7: 51) Não resista a Jesus.

A pessoa de coração duro pode estar no fundo do posso, mas não se humilha, não pede ajuda, nem se arrepende diante de Deus. Não consegue crer em Jesus, “Antes exortai-vos uns aos outros todos os dias, durante o tempo que se chama Hoje, para que nenhum de vós se endureça pelo engano do pecado; Enquanto se diz: Hoje, se ouvirdes a sua voz, não endureçais os vossos corações, como na provocação.” (Hebreus 3: 13 e 15) Senhor tira de nós todo o orgulho, teimosia, incredulidade e dureza de coração, e nos faz sensíveis, ensináveis e humildes diante das pessoas e de Ti, que sempre aceitemos a correção e perdoa nossos pecados. Amém.



Comentários

Postagens mais visitadas