FALAR É AMAR!
FALAR É AMAR!
Texto: Tiago 3: 1 – 10Tiago 3: 1 - 10https://www.bibliaonline.com.br/nvi/tg/3/1-10
Jamais vimos Jesus esbravejar, maldizer, ou humilhar alguém com seu falar, até na sua crucificação Ele foi amoroso ao dizer: Pai perdoa-lhes porque não sabem o que fazem, nem foi grosseiro, ao ser traído por Judas com um beijo disse: à que vieste amigo? Porém quando o diabo pediu que de joelhos o adorasse, Jesus firmemente exclamou: retira-te para trás, satanás. Jesus nunca fez gritaria, “Não contenderá, nem gritará, nem alguém ouvirá pelas praças a sua voz”. (Mateus 12: 19) Nunca falou com ódio, nem falou com violência para ferir, até com os inimigos foi gentil.
Jesus sempre falava palavras de vida e paz, “A morte e a vida estão no poder da língua, e aquele que bem a utiliza, comerá do seu fruto”. (Provérbios 18: 21) Não use sua boca para ofender ou provocar guerra, “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. (Provérbios 15: 1) Palavras grosseiras geram discussões, e ira em quem as ouve, aí surge raiva, conflitos e inimizade, “O homem iracundo suscita contendas, mas o longânimo apazígua a luta”. (Provérbios 15: 18) Com nossa língua podemos “incendiar” o coração do outro ou acalmar os ânimos exaltados, “Favo de mel são as palavras suaves, doces para a alma e saúde para os ossos”. (Provérbios 16: 24) Nosso falar deve ser impregnado de graça, e amor.
É lindo observar como Jesus agia e reagia nas situações conflituosas, quando o provocavam tentando colocá-lo em contradição, quando trouxeram a Jesus a mulher adúltera, Jesus demonstrou equilíbrio emocional e sabedoria; enquanto escrevia com o dedo no chão. Ele se acalmou, conteve sua irritação com a hipocrisia deles, foi nesse momento que o Mestre pensou no que falaria, então disse: quem não tiver pecado que jogue a primeira pedra, ao levantar-se falou à mulher: onde estão teus acusadores, ela respondeu; foram embora, calmamente Jesus diz a mulher; nem um deles te condenou, também eu não te condeno, vai e não peques mais, com esta fala cheia de compaixão e amor Jesus deu àquela mulher a chance de uma nova vida, um novo começo, livre do adultério. Se estiver irado, não responda, primeiro, acalme-se.
No texto de hoje Tiago diz: “Todos tropeçamos em muitas coisas, se alguém não tropeça no falar, tal homem é perfeito, capaz de refrear todo o seu corpo” aqui está a CHAVE: se eu refrear minha língua, falar com amor, e não mais usá-la para ofender, maldizer, magoar ou humilhar o outro, também conseguirei vencer as tentações; refreando toda a vontade de pecar. Que nossa boca seja fonte de vida, graça, compaixão, misericórdia, mansidão e amor, a todos, vamos expressar amor com nosso falar, edificando e abençoando os outros. Amém.
Comentários
Postar um comentário