VOCÊ OUVE OU SÓ ESCUTA?

 

VOCÊ OUVE OU SÓ ESCUTA?

Texto: João 11: 1 – 45.João 11https://www.bibliaonline.com.br/nvi/busca?q=Jo%C3%A3o+11

Há uma grande diferença entre ouvir e escutar. Jesus contou uma parábola de um homem que tinha dois filhos. O pai disse ao primeiro: filho, vai trabalhar na vinha hoje, ele respondeu: não vou, mas depois foi. O pai pediu o mesmo para o outro filho que disse: eu vou, mas não foi, este apenas escutou o pai, já o primeiro ouviu, guardou na mente a ordem do pai, raciocinou e obedeceu. Infelizmente tem pessoas que só escutam a Palavra de Deus, logo esquecem, por isto nada muda em suas vidas.

Jesus estava na casa de Marta e Maria; irmãs de Lazaro, Marta era prestativa, multitarefas e dedicada com os afazeres da casa; e Jesus não a recriminou por isso. Porém, Maria se sentou aos pés de Jesus para ouvi-lo, Marta então pede que Jesus diga para sua irmã ajudá-la, ao que Jesus lhe diz amorosamente, “Marta, Marta, estás ansiosa e afadigada com muitas coisas, uma só é necessária; e Maria escolheu a boa parte, a qual não lhe será tirada”, será que estamos dispostos a ouvir o Senhor falar?

Aprendo com este episódio que muitas vezes só escuto Deus falar, seja no culto ou na leitura da Bíblia. Preciso parar, esquecer celular, compromissos e aquietar meu coração aos pés de Jesus, prestar atenção, guardar no coração e meditar no sentido de cada palavra, Maria deixou o trabalho da casa para depois, priorizou ouvir o Mestre, ela guardou no coração, meditou e se fortaleceu com o alimento espiritual que Jesus lhe deu. Quando ouço Deus, ele aquieta e fortalece meu coração e minha fé.

Quando Jesus veio para ressuscitar Lázaro, fica evidente a importância de ouvir Deus. Marta corre ao encontro de Jesus e aflita “cobra” dele: Mestre se estivesses aqui meu irmão não teria morrido, é como se ela dissesse: o Senhor se atrasou, Maria, porém, estava em casa chorando, então Marta lhe diz o Mestre te chama, ela vai e se prostra diante de Jesus, e fala o mesmo que sua irmã disse a Jesus, porém sem aquele tom de cobrança, pois estava e consolada pelas Palavras que ouvira do Senhor.

Com doze anos Jesus estava no templo com os doutores da lei, ouvindo-os e interrogando-os, quando Maria sua mãe lhe viu disse: Filho porque ficaste aqui? Jesus lhe respondeu: “Não sabeis que me convêm tratar dos negócios de meu Pai?”. (Lucas 2: 49b) E sua mãe guardava no coração todas estas coisas, isto aquietou seu coração, pois ela se lembrou de tudo que o anjo lhe falou a respeito de Jesus. Senhor ensina-nos a te ouvir com atenção tua voz e guardar tudo no coração. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas