PRESO AO PASSADO E REFÉM DO FUTURO.

 

PRESO AO PASSADO E REFÉM DO FUTURO.

Texto: Salmos 112: 1 – 10.https://www.bibliaonline.com.br/nvi/busca?q=Salmos+112

Se não soubermos lidar com as coisas difíceis, com as perdas que tivemos no passado, poderemos ficar presos ao passado, traumatizados ou frustrados a ponto de não vivermos as coisas boas e belas do presente, precisamos sabedoria e equilíbrio para nos desprender do passado, seja ele bom ou ruim e desfrutarmos o presente.


Imagine se Zaqueu, ao receber Jesus em sua casa ficasse preso ao seu passado, no qual cobrou impostos a mais do povo, mas ele decidiu enfrentar e acertar seus erros e disse ao Mestre: “Senhor eu dou aos pobres metade dos meus bens; e se nalguma coisa tenho defraudado alguém, o restituo quadruplicado”. (Lucas 19: 8b) Ao corrigir seus erros Zaqueu rompeu com o passado e seguiu em frente.

Ao consertar seu passado Zaqueu ficou livre e entendeu que Jesus queria perdoar seus erros para ele viver o “presente” em paz, Tem alguma coisa do teu passado que te machuca, e não deixa você viver o hoje com alegria? Deus quer te perdoar; “Porque serei misericordioso para com as suas iniquidades, e dos teus pecados não me lembrarei mais”. (Habacuque 8: 12) Humilhe-se e confesse.

Mas há os que são reféns do futuro; são os que vivem ansiosos, muito preocupados com o “amanhã”, e por isto não conseguem viver plenamente o hoje, tornam-se escravos do que ainda não aconteceu e talvez nunca aconteça, “Lançando sobre ele toda a vossa ansiedade, porque ele tem cuidado de vós”. (1 Pedro: 5: 7)Quem é refém do futuro, vive ansioso se terá alimento, trabalho, saúde... Ou seja, o medo o domina, “Não andeis ansiosos, dizendo: que comeremos, ou que beberemos, ou com que nos vestiremos?” (Mateus 6: 31).

O Salmista não era refém do futuro, pois sabia que Deus supria todas as suas necessidades, nem ficava abalado com más notícias, “Não temerá maus rumores; o seu coração está firme, confiando no Senhor”. (Salmos 112: 7). Não adianta se preocupar com o amanhã, nem perder o sono com boatos, basta confiar na provisão do Eterno e não assistir jornais que só falam de coisas más.

Não deixe nem o passado, nem o futuro bloquear teu potencial de crescer e de viver as alegrias e bênçãos que Deus te dá hoje, peça perdão deixe Deus perdoar teu passado, e perdoe-se também, e saiba que ele tem preparado um futuro brilhante para ti e tua família, largue o fardo das preocupações com o futuro e dos traumas do passado, viva e desfrute de tantas coisas boas que Deus te proporciona hoje. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas