SÁBIOS E TOLOS.

  SÁBIOS E TOLOS.

            Textos: Provérbios 4: 6 – 26 e Provérbios 10: 1, 11, 13, 14, 31, 32.https://www.bibliaonline.com.br/nvi/busca?q=Prov%C3%A9rbios+4

            Em provérbios na Bíblia sagrada encontramos vários textos que descrevem as características do sábio e do tolo, cada vez que leio estes versículos, aprendo preciosas lições, para isto devo buscar cada dia na Palavra a sabedoria que preciso e não me afastar dela nunca, lembrando que não é a sabedoria humana que a Bíblia contem, mas a divina que é insuperável.


            Provérbios descreve as características do tolo: precipitado , fala sem pensar, imaturo, engana e é enganado, comporta-se de maneira indecente, não teme pecar, é imprudente, não tem equilíbrio emocional, não sabe o real valor das coisas, por isto despreza as coisas  importantes, é insensato... Já o sábio é: justo, honesto, integro, fiel, honrado, leal, inteligente, sensato, equilibrado no agir e no falar e ama a justiça...

            “Os lábios do justo apascentam a muitos, mas os tolos, por falta de entendimento, morrem.” (Provérbios 10: 21). ”Um divertimento é para o tolo praticar a iniquidade, para o homem entendido o mesmo é ser sábio.” (Provérbios 10: 23).”A boca do tolo é a sua própria destruição, e os seus lábios um laço para a sua alma.” (Provérbios 18: 7). “Um tolo expande toda a sua ira, mas o sábio a encobre e reprime.” (Provérbios 29: 11). Fica nítida a diferença entre o tolo e o sábio, tanto nas atitudes como no falar.

            “O sábio de coração será chamado prudente, e a doçura dos lábios aumentará o ensino.” (Provérbios 16: 21). “As palavras do sábio são como aguilhões, como pregos bem fixados pelos mestres das congregações, que nos foram dadas pelo único Pastor.” (Eclesiastes 12: 11). Deus através da sua Palavra e de Jesus Cristo nos mostra e nos ensina a vivermos com sabedoria.

            O rei Salomão pediu a Deus sabedoria, sabendo que a verdadeira sabedoria vem do Senhor, “Se alguém tem falta de sabedoria, peça-a a Deus que a todos dá liberalmente não lança em rosto, ser-lhe-á dada”. (Tiago 1: 5). Primeiro sinal de sabedoria é temer a Deus, “O temor do Senhor é o principio da sabedoria, os tolos desprezam a sabedoria e a instrução”. (Provérbios 1: 7).

            Escolha ser sábio busque a Deus e leia sua Palavra, pois nela encontramos a verdadeira sabedoria e também se afaste do tolo, ”Anda com os sábios e serás sábio, mas o companheiro dos tolos será afligido”. (Provérbios 13: 20). Amém.

            

Comentários

Postar um comentário

Postagens mais visitadas