DUAS MULHERES MUITO DIFERENTES.

 

DUAS MULHERES MUITO DIFERENTES.

Texto: 1 Samuel 25: 18 – 44.1 Samuel 25: 18 - 44https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1sm/25/18-41

Tudo que foi escrito na Bíblia é para nosso proveito e ensino, inclusive os personagens descritos; com suas virtudes e mazelas. Toda a sagrada escritura nos alerta para aprendermos com os erros ali mencionados, para nós não repeti-los. Tudo que eles fizeram que não deu certo ou que lhes trouxe dor e sofrimento, devo evitar. A Bíblia, neste sentido, nos dá uma boa vantagem sobre eles. “Toda escritura divinamente inspirada é proveitosa para ensinar, para redarguir, para corrigir, para instruir em justiça.” (2 Timóteo 3: 16) Primeiro aprendo com meus próprios erros.

Na Bíblia temos exemplos de mulheres notáveis, que nos inspiram. Temos também outras que deram um péssimo exemplo. Que tipo de pessoas somos? Das que deixam um bom exemplo? Quero destacar a atitude da mulher de Jó, cujo nome não é mencionado na Bíblia. No auge das perdas, lutas, doença e sofrimento de Jó, ela diz a : “Ainda reténs tua sinceridade? amaldiçoa a Deus e morre.” (Jó 2: 9b) Em meio a grande crise familiar, ela “esquece” toda a bondade, cuidado e bençãos que Deus lhes dera durante muitos anos. Será o temperamento difícil da sua mulher que fez de Jó ter tanta paciência? Sejamos como Jó, fiel até em tempos de tribulação.

Porém, Abigail, mulher de Nabal, agiu diferente. Quando Abigail soube que seu marido tinha ofendido gravemente os soldados de Davi, o qual indignado e muito irado decidiu destruir Nabal, seus servos e tudo o que ele tinha. Abigail, ao saber disto, imediatamente vai ao encontro de Davi e seu exército; levando muitas provisões para suprir as necessidades de Davi e seus soldados. Ela se humilha e se prostra diante de Davi, e pacifica a situação dizendo: “Minha seja a transgressão, porque Nabal age como um tolo, perdoa a tua serva, meu senhor.” Com este gesto ela aplacou a ira de Davi e seus soldados, e salvou muitas vidas. Depois da morte de Nabal, Davi a tomou como esposa. Deus honra as mulheres sábias e virtuosas.


A mulher de Jó agiu como uma tola, em vez de apoiar Jó, para fortalecer sua fé e proteger sua família da morte, ela com suas palavras poderia ter abalado a fé de Jó. Toda a mulher sábia edifica a sua casa, mas a tola derruba-a com as suas mãos.” (Provérbios 14: 1) Não aja como a mulher defrente as lutas? Abigail foi prudente, não falou nada a Nabal. Não agiu pela emoção, foi sábia, equilibrada e humilde. Vejo Abigail como a mulher virtuosa descrita no capítulo 31 de provérbios. Dedicada, moderada, sabia, bondosa, prudente, delicada, graciosa e discreta, que honra seu marido. Seja um pacificador, sábio e prudente que edifica relacionamentos. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas