NABAL, O CORAÇÃO DE PEDRA.


 NABAL, O CORAÇÃO DE PEDRA.
            Texto: 1 Samuel 25: 2 – 39.1 Samuel 25
            O texto de hoje conta o episódio em que Davi e seus seiscentos soldados fogem para o deserto de Parã; depois da morte do profeta Samuel, pois o rei Saul os perseguia, mas Davi soube que Nabal era um homem muito rico e que Deus o fizera prosperar; ele possuía muito gado e ovelhas e seus funcionários cuidavam dos rebanhos.
10 gestos de gentileza para ter hoje (e sempre) - Schumann            Durante o tempo em que Davi e seus moços estavam junto ao monte Carmelo, ajudavam a proteger os rebanhos de Nabal, além disto, nunca se apropriaram de nada que pertencia a Nabal, porém um dia Davi enviou dez homens a Nabal solicitando que este lhe desse provisão, alimentos pois Davi e seus soldados estavam precisando de ajuda, mas a resposta de Nabal foi extremamente dura e carregada de desprezo por Davi.
            O nome Nabal significa: tolo, e como tal agia, mas um funcionário seu presenciou a conversa dos soldados de Davi com seu patrão e avisou Abigail esposa de Nabal como ele ofendera os enviados de Davi, e que Davi e seus homens tinham decidido destruir Nabal e tudo o que ele tinha, pois foram mal tratados e humilhados. (1 Samuel 25: 17).
            O texto diz que Nabal era tão rude, estúpido e grosseiro que ninguém podia lhe falar nada, imagine como era difícil para os funcionários relatarem algum problema a Nabal, certamente ele “explodia” com palavras e atitudes ríspidas e com ofensas, sua esposa também era mal tratada, porém a Bíblia diz que ela era pacificadora, foi ela que agiu rapidamente e com sabedoria e assim apaziguou os ânimos de Davi e seus homens valorosos. ( 1 Samuel 25: 32 e 33).
            E aconteceu que, passados quase dez dias. Feriu o Senhor a Nabal e este morreu”. (1 Samuel 25: 38). Nabal agia com ódio, estupidez, maldade e impaciência era totalmente desprovido de bondade e amor, dessa forma destruía amizades e relacionamentos, as pessoas tinham medo e se afastavam dele. Vamos deixar as brigas, gritarias, ofensas e estupidez que é a agressão com palavras duras, as quais ferem a alma o coração dos outros, e agir com bondade, amor e compaixão.
            Abandonemos as atitudes e palavras “nabalescas” e tratemos os outros com dignidade, “Mas o fruto do Espírito Santo é: amor, alegria, paz, longanimidade, benignidade, bondade, fé, mansidão e autocontrole”. (Gálatas 5: 22) Sejamos amorosos como Jesus é. Amém.

           

Comentários

Postagens mais visitadas