FAMÍLIA, A PRIMEIRA SEMEADURA.
FAMÍLIA, A PRIMEIRA SEMEADURA.
Texto: 2 Reis 4: 1 – 72 Reis 4: 1 - 7
Nossa primeira semeadura deve ser na nossa família, pois disto depende toda a construção da vida e caráter dos filhos, cônjuge e demais descendentes. Se a semeadura for baseada no bom exemplo, o resultado será bom. O que você tem semeado na mente de teus filhos? Palavras e ações que edificam, ou que depreciam e amaldiçoam? Os filhos refletem o caráter dos pais, pois observam e copiam o comportamento dos pais o tempo todo. “Conserva o modelo das sãs palavras que de mim tens ouvido, na fé e no amor que há em Cristo Jesus.”(2 Timóteo 1: 13) Deus nos chamou para sermos modelo de caráter, vida moral e espiritual para todos, a começar por nossa família.
Toda a semeadura gera um legado, que frutos você quer ver e que legado moral deixar para teus filhos e para as futuras gerações? Noé era homem justo, que no meio de uma geração perversa e corrompida deixou um legado de “proteção” para sua família. Deus viu que Noé era justo e fez uma aliança com ele, que obedeceu a ordem Deus e construiu uma arca, num tempo em que não chovia sobre a terra. Noé foi hostilizado, chamado de louco, mas não parou de construir a arca, sua atitude salvou sua família. Que tipo de construção estamos fazendo para proteger, abençoar e livrar nossa família das ideologias e maus costumes do mundo de hoje? Seja sábio, prudente e cheio do temor de Deus; como Noé, aja com amor, justiça e retidão e sua casa estará firme no caminho do Senhor, protegida e segura.Não basta ser fiel a Deus e à sua Palavra, tem que ser cuidadoso em tudo; nas finanças, na saúde física e mental, contratos e imóveis, tudo legalizados. O texto bíblico de hoje narra a história de um homem de Deus, um profeta justo, fiel e piedoso, que se descuidou da área financeira. Ele partiu para a eternidade e não teve tempo para pôr em dia, em ordem sua vida e quitar suas dívidas. Quando o credor foi cobrar a dívida, a mulher do profeta soube que não tinha dinheiro para pagar o credor, o qual avisou que em determinado dia levaria os filhos do profeta para serem seus servos; isto como forma de pagamento da dívida. Deus foi misericordioso e enviou o profeta Eliseu que multiplicou o azeite da viúva, com o qual ela quitou a dívida.
Este episódio nos ensina que: além de sermos fiéis a Deus, devemos ser prudentes, sábios, disciplinados e previdentes, nos precavendo para não deixarmos pendências ou dívidas que colocarão nossa família em apuros depois de partirmos. Tenha documentos, contratos em dia. Economize tenha uma reserva para eventuais emergências. Deus é Deus de ordem e disciplina; que refletem nossa vida interior. Não deixe legado de preocupações para sua família, e acima de tudo um legado de fidelidade a Deus. Amém.
Comentários
Postar um comentário