RICO OU PRÓSPERO?
RICO OU PRÓSPERO?
Texto: 1 Crônicas 4: 10.1 Crônicas 4: 10https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1cr/4/10
Se uma pessoa é rica; tem muitas propriedades, bens materiais e muito dinheiro no banco, não significa que ela seja próspera, já vi pessoas riquíssimas, mas que não eram prósperas, mas mesquinhas, apegadas ao dinheiro, que vivem preocupadas com a desvalorização da bolsa, do dólar, com o futuro, que não desfrutam do que tem, para não gastar seu dinheiro, não gostam de ajudar outros, confiam em si mesmas e na força do seu braço, não na provisão de Deus, “Não estejais inquietos por coisa alguma”. (Filipenses 4: 6a) Não ponha sua confiança em coisas materiais, confie em Deus, dependa dele e leve à Ele tuas necessidades.
Observe tudo que Deus criou; os animais, peixes, pássaros e a natureza, todos, dependem e estão debaixo da provisão divina, se Deus cuida de tudo, porque nos preocupamos? Deus criou muitas e diversas riquezas para nós desfrutarmos de tudo, o projeto de Deus é que todos sejamos prósperos; e não padecendo necessidades, “Porque eu bem sei os pensamentos que penso de vós, diz o Senhor; pensamentos de paz, e não de mal, para vos dar o fim que esperais”. (Jeremias 29: 11) Todos querem o bem para si e sua descendência. Ser próspero é ser bem-sucedido. Seja generoso, sensível às necessidades dos outros e não apegado às coisas materiais. Próspero é quem tem uma família nos caminhos do Senhor, com harmonia, paz, alegria e amor.
Mas se há tanta riqueza e abundância, porque há tanta gente passando privações? Por ganância, mesquinhez, desperdício e mal uso dos bens, a preguiça que leva as pessoas a miséria. Depois de multiplicar pães e peixes, Jesus mandou recolher as sobras; nos ensinado a não desperdiçar nada, quantas pessoas desperdiçam água, alimento e bens nos tempos de “vacas gordas”, e em tempos de crise sofrem, sejamos previdentes como José que armazenou trigo nos sete anos de fartura, assim todos foram supridos nos tempos de seca. A prosperidade de José abençoou a muitos.
O avarento ama e se torna escravo do dinheiro, ele alicerça sua vida no dinheiro, Deus manda que sejamos ricos em boas obras e generosidade. Jesus quer nos dar vida plena, abundante, isto é: vivermos gratos e satisfeitos. O próspero confia em Jesus e na sua provisão e não teme o futuro. Jabes pediu que Deus o prosperasse em tudo e que as bençãos não lhe causassem aflições, sofrimento, preocupações ou dor, e Deus lhe atendeu. Tenha um coração próspero, use seus bens para abençoar outros com alegria e Deus o fará frutificar ainda mais, quem é próspero deixa um legado para seus filhos e netos; de bens, bondade, moralidade e fidelidade a Deus. O próspero é bem-sucedido primeiro em sua casa, com sua família em paz e unida, onde impera o amor. Um lar em paz, não tem preço. Amém.
Comentários
Postar um comentário