NÃO APEDREJE, NEM JULGUE.

 

NÃO APEDREJE, NEM JULGUE.

Texto: Mateus 7: 1 – 12.https://www.bibliaonline.com.br/nvi/mt/7/1-12

Tenho observado que a tendência das pessoas é condenar os outros quando erram; sem se quer saber os motivos. No tempo que Jesus viveu na terra, certo dia alguns homens pegaram uma mulher no ato de adultério, e a trouxeram a Jesus, pois a lei da época dizia que ela deveria ser apedrejada até a morte, eles “testaram” o Mestre dizendo: a lei de Moisés ordena que ela seja apedrejada, e tu o que dizes? Jesus disse-lhes: “Aquele que dentre vós está sem pecado seja o primeiro que atire pedra contra ela”. (João 8: 7b) Começando pelo mais velho, um a um foram embora, ao que Jesus disse a mulher: ninguém te condenou? “Ela disse: Ninguém Senhor. E disse-lhe Jesus: Nem eu te condeno; vai-te, e não peques mais”. (João 8: 11). Se eu julgar, serei julgado com o mesmo rigor.

Mesmo tendo sido avisado pelo Mestre; Pedro o negou três vezes, é lindo ver como Jesus “constrangeu” Pedro com seu olhar terno e amoroso. Pedro, muito envergonhado e arrependido, rasgou seu coração, pois, o olhar e a expressão facial de Jesus não foi de crítica ou acusação do tipo: eu te avisei, mas de amor e misericórdia. É assim que Jesus é comigo todos os dias, liberando perdão para que eu vença as tentações, Ele não desiste de nós, e nos ajuda a vencer e se manter puro.


O Texto de hoje fala que não devemos julgar os outros, pois Deus nos chamou para sermos servos e não juízes, pois com a mesma medida que julgamos, seremos julgados, é triste ver pessoas sendo massacradas e canceladas nas redes sociais, por seus erros, ou simplesmente por pensar diferente, são julgamentos sumários, sem nenhum pingo de piedade, tenho que reconhecer primeiro meu erro, e verei que o outro erra bem menos do que eu, “Hipócrita, tira primeiro a trave do teu olho, e então cuidarás em tirar o argueiro do olho do teu irmão”. (Mateus 7: 5) Vejo um “cisco” na vida do outro e não enxergo que meus erros são maiores. Jesus me ensina a ser mais paciente, mais piedoso, cheio de compaixão e amor e não ser “legalista” e rude com os outros, isto não significa ser conivente com o pecado, mas tratar o pecado com firmeza na Palavra e com amor, sem humilhar, mas animar e mostrar o valor, as virtudes que o outro tem, mostrando que Deus vai ajudá-lo a vencer as tentações, Jesus quer usar nossas experiências para ajudar e levantar o caído. Nunca julgar. Amém.



Comentários

Postagens mais visitadas