EVITE PICUINHAS.

 

EVITE PICUINHAS.

Texto; 1 Pedro 3: 8 – 12.https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1pe/3/8-12

Especialistas afirmam que a maior causa de separações e divórcios não é adultério, traição ou algo grave; o que acaba com casamentos e amizades são as picuinhas. Picuinhas são coisas pequenas, insignificantes que vão “minando” até os relacionamentos mais sólidos, ser picuinha é dar importância ou atenção aquilo que não é importante, vemos muito isto nas crianças; que ao ganhar um sorvete de creme, discute e quer o de morango que o irmão ganhou, isto é atitude própria de criança e de pessoas imaturas; que julgam importante, coisas irrelevantes.

Como você encara as picuinhas em seus relacionamentos? Suporta picuinhas de colegas de trabalho mas não de seu cônjuge? Não devemos dar importância nem nos irritarmos com tudo que é insignificante, que não vai fazer a menor diferença, mas que podem azedar seu casamento, como um calçado ou toalha fora do lugar, não vale a pena se estressar por algo tão pequeno, é preciso calma, paciência e lembrar que o que vos une é bem maior, é melhor ignorar, e nesta hora valorizar as virtudes um do outro é não manias irritantes, “O que encobre a transgressão busca a amizade, mas o que renova a questão, separa os maiores amigos”. (Provérbios 17: 9) Viver em paz não tem preço. Não foque o tempo todo em coisas insignificantes.


Jesus nos ensina como termos relacionamentos saudáveis, e como superar as diferenças e eventuais conflitos, e ainda aprender e crescer em todas estas situações, a chave é: “Amar a Deus acima de todas as coisas, e ao teu próximo como a ti mesmo” (cfe. Mateus 22: 37 – 39) Ao cumprirmos estes dois mandamentos, cumprimos toda a lei de Deus, pois ao amar aprendemos a suportar e a nos colocar no lugar do outro, e assim crescemos em paciência, compreensão, humildade e sabedoria para lidar com picuinhas sem deixar que elas afetem nossos relacionamentos. Deus usa os relacionamentos para nos moldar e ensinar a perdoar, e a pedir perdão, e a abandonar atitudes e palavras que ferem ou magoam os outros, quem ama tudo suporta…

A maturidade nos relacionamentos vem ao superarmos as picuinhas e ofensas, assim como Deus faz conosco, não significa ser conivente com os erros dos outros, mas nos posicionarmos com amor e firmeza, com a intenção de ajudar, nunca humilhe, não ofenda, nem se coloque “acima” do outro, “Nada façais por contenda ou por vanglória, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo”. (Filipenses 2: 3) Deus usa as picuinhas irritantes dos outros para nos provar e para sermos pacientes, assim como Ele é com nossas manias e falhas que irritam nosso Deus, mas Ele espera que cresçamos e abandonemos atitudes imaturas. A medida que aprendemos a perdoar e amar os outros, as picuinhas não nos afetam mais. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas