LEVEZA NOS RELACIONAMENTOS.
LEVEZA NOS RELACIONAMENTOS.
Texto: 1 Pedro 3: 1 – 8.1 Pedro 3: 1 - 8https://www.bibliaonline.com.br/nvi/1pe/3/1-8
Como me comporto nos relacionamentos com meus familiares, amigos e colegas? É um relacionamento leve, prazeroso ou tenso, pesado? Isto não depende apenas do temperamento de cada um, depende muito mais da disposição em ouvir o outro, ser equilibrado, respeitoso e que sabe se comunicar. Aprendemos com nossos pais, como devemos nos relacionar e que todo o relacionamento tem “regras”, que somos responsáveis por nosso falar e agir, “Portanto, tudo o que vós quereis que os homens vos façam, fazei-lho também vós, porque esta é a lei e os profetas.” (Mateus 7: 12) Tudo é recíproco nos relacionamentos.
Jesus é um bom exemplo de como devemos nos relacionar, Ele era sincero; sem ser grosseiro, ia direto ao ponto, como Mestre sabia ensinar sem humilhar, mesmo tudo sabendo, não era arrogante, tinha bom senso, e bem-humorado com todos, fazia seus discípulos pensarem por si mesmos ao questioná-los, não precisou gritar para se impor, seu grande trunfo era saber se comunicar com palavras simples, certas e na tonalidade certa e gentil, “O meu mandamento é este: Que vos ameis uns aos outros, assim como eu vos amei.” (João 15:12) Se relacione amorosamente e transforme a vida de quem se achega a ti, seja paciente com todos, não complique os relacionamentos por coisas insignificantes, evite atritos, seja sábio prudente e humilde com os seus, se coloque no lugar do outro, “Não sai da vossa boca nenhuma palavra torpe, mas só a que for boa para promover a edificação, para que dê graça aos que a ouvem.” (Efésios 4: 29) Sua fala edifica, ou magoa? Leia o texto de hoje.
Não é o problema financeiro, a infidelidade, ou a doença o maior causador de conflitos entre casais, é a “má comunicação” que pode levar até ao divórcio, ao se expressarem mal, de forma errada, com palavras duras, mal colocadas que o outro não entende. Sejam sábios para não se magoarem, use palavras certas, sem ira ou gritos, “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira.” (Provérbios 15:1) Fale baixo, mantenha a calma, evite provocações ou só criticar, orem juntos, se perdoem, dialoguem, pergunte: você entendeu o que falei? Elogie, valorize as virtudes, usem palavras amáveis fale com mansidão. Deus te chamou para ganhar teus amigos para Jesus, relacione-se bem. Amém.
Comentários
Postar um comentário