QUEM SÃO SEUS AMIGOS?

 

QUEM SÃO SEUS AMIGOS?

Texto: Salmos 1: 1 – 6.https://www.bibliaonline.com.br/nvi/sl/1/1-6

Nos relacionamentos de Jesus vemos que havia “níveis” de amizades; as casuais; eram aqueles que Jesus encontrava pelo caminho, ouvia suas queixas, curava-os e os abençoava em suas necessidades, os setenta que seguiam Jesus também eram amigos que ouviam seus ensinamentos, havia ainda os amigos bem próximos; como alguns dos doze discípulos, já Pedro, Tiago e João eram os que estavam sempre junto de Jesus e João o mais íntimo de todos, Lazaro e suas irmãs eram grandes amigos de Jesus, que muitas vezes se hospedava na casa deles.

Que tipo de amigos temos? Todos conhecemos o ditado popular: diga-me com quem andas e te direi quem és, uma amizade pode ser uma benção ou nos prejudicar. As más companhias corrompem os bons costumes, todos os amigos; de uma ou outra forma nos influenciam, “Não acompanhes o iracundo, nem andes com o homem colérico. Para que não aprendas seus caminhos, e tomes um laço para tua alma.” (Provérbios 22: 24 e 25) Se um amigo te convence fazer algo errado, então é melhor se afastar dele; já que não aceita agir corretamente, o salmista Davi deixa bem claro a diferença entre boas e más amizades, verdadeiros amigos nos edificam, já os maus podem nos afastar dos caminhos do Senhor, e até a morte. Saiba o momento de se afastar de “amigos” que querem te fazer cair e ser envergonhado, não brinque.

Em Salmos um, Davi nos mostra como agir nas amizades; Feliz é o homem que não anda segundo o conselho dos ímpios; ímpio, é aquele que não tem fé, tem desprezo por Deus e pela religião, não respeita teus valores e tuas decisões, tenta te seduzir ao erro, quer corromper teus valores e princípios, te critica quando você faz o que é certo, vai chegar o momento que terá que se afastar, mas ore sempre por ele. Davi diz: Feliz é aquele que não se detém no caminho dos pecadores; estes decidiram continuar pecando, não se constrangem com seus pecados, não se arrependem, pelo contrário se deliciam com o pecado, não temem, são inimigos de Deus.

Por último: Felizes aqueles que não se assentam na roda dos escarnecedores; é o que zomba, debocha de nossa fé, não concorda com nossos princípios cristãos, ele faz piada de nossa fé, te desafia a fazer o que é errado, só fica feliz se te fazer pecar, não desiste, insiste. Devemos evitar estes três tipos de amizades, a Bíblia diz que não devemos nos aliançar, nem nos associar com os infiéis, nem que estes se assentem à mesa conosco, “que comunhão tem as trevas com a luz?”, não devemos parar de orar por eles, mas nós vivemos nova vida em Cristo, as coisas velhas já passaram. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas