SABEDORIA DIVINA X SABEDORIA HUMANA.

 

SABEDORIA DIVINA X SABEDORIA HUMANA.

Texto: Tiago 3: 13 – 18.https://www.bibliaonline.com.br/nvi/tg/3/13-16

A sabedoria divina é perfeita, infalível, criativa e inovadora, tem resposta e solução para tudo, já a sabedoria humana é limitada, falha e não tem conhecimento suficiente para solucionar vários problemas, inclusive as vezes ela gera problemas. Anos atrás criaram um inseticida para combater o pulgão que prejudicava a lavoura de trigo na região sul do Brasil, porém o pulgão ficou resistente, e pior, o inseticida eliminou a joaninha; o predador natural do pulgão. Anos depois começaram a criar joaninhas as quais são até hoje soltas nos trigais, são elas que eliminam o excesso de pulgões.

Deus com sabedoria criou e sustenta todas as coisas. Toda a criação reflete a sabedoria de Deus. É Ele que dá ao homem inteligência para criar, aprender, e inovar, “Quem pôs a sabedoria no íntimo, ou quem à mente deu entendimento?” (Jó: 38: 36) O orgulhoso não reconhece que é Deus que lhe dá sabedoria, por isto Deus confunde o que se acha esperto, “Porque a sabedoria deste mundo é loucura diante de Deus” pois está escrito: “Ele apanha os sábios na sua própria astúcia.” (1 Coríntios 3: 19) Este texto me faz lembrar do Titanic.

Só posso reconhecer a Jesus como meu Salvador e Senhor se Ele mesmo me fazer entender. O que aos olhos humanos é impossível, é o Espírito Santo que nos convence que somos pecadores, “Mas quando vier aquele Espírito de verdade, ele vos guiará em toda a verdade; porque não falará de si mesmo, mas dirá tudo que tiver ouvido, e vos anunciará o que há de vir.” (João 16: 13) Peça a Deus para te fazer entender seu amor.

A falta de sabedoria divina em nós gera ganância, guerras, ciúmes, mentiras, adultérios, inimizades, e todo tipo de injustiça. Mesmo que o homem conquiste muitas coisas na força do seu braço, ele continua infeliz e insatisfeito, Deus nos diz: “E, se algum de vós tem falta de sabedoria, peça-a a Deus, que a todos dá liberalmente, e o não lança em rosto, e ser-lhe-á dada.” (Tiago 1: 5) Abandonemos a inveja, a ambição, o egoísmo, a amargura, a discórdia, e as práticas indecentes, sejamos puros, imparciais, sinceros, pacíficos, dóceis, cheios de misericórdia e bons frutos, peça a Deus sabedoria e plante sementes de paz e colherás justiça. Amém.



Comentários

Postagens mais visitadas