DISSIMULADO OU TRANSPARENTE.

 

DISSIMULADO OU TRANSPARENTE.

        

                   Texto: 1 Samuel 13: 13 e 14.1 Samuel 13https://www.bibliaonline.com.br/nvi/busca?q=1+Samuel+13

        

         Hoje veremos dois tipos de pessoas o dissimulado: é aquele que encobre e oculta suas verdadeiras intenções e sentimentos, é fingido, age com falsidade, e o transparente; que mostra o que realmente, é sincero, é o que é sem hipocrisia, mas hoje as pessoas sinceras, transparentes são muitas vezes ofendidas e desprezadas por não serem “politicamente corretas”, e são até excluídas socialmente.


         Na Bíblia temos dois personagens bem distintos, o rei Saul; dissimulado e o rei Davi: transparente, certo dia o profeta Samuel disse a Saul que o esperasse chegar em determinado lugar para então oferecer sacrifício a Deus, mas ao ver que Samuel estava demorando, Saul resolveu ele mesmo oferecer o sacrifício; coisa que era atribuição do profeta, Deus então tomou o reino de Saul e o deu a Davi, “Por agora não subsistirá o teu reino; já tem buscado o Senhor para si um homem segundo o seu coração.” (1Samuel 13: 14 a)

         Em nenhum momento Saul mostrou-se arrependido pelo seu erro, ele estava simplesmente preocupado com seu “prestígio” perante o povo, tanto que implorou para que Samuel o honrasse diante do povo, Saul queria apenas manter as aparências de um grande e bem-sucedido rei, porém daquele dia em diante Saul fracassou e foi atormentado por um espírito maligno, chegou ao ponto de consultar uma feiticeira, coisa que Deus é totalmente contra e abomina, “Então disse Saul aos seus criados: Buscai-me uma mulher que tenha o espírito de feiticeira, para que vá a ela e a consulte.” (1 Samuel 28: 7 a)

         Saul nunca se humilhou nem se arrependeu, já Davi tinha um coração sensível e ensinável e sempre que tinha consciência de seu pecado se humilhava diante de Deus, “Tem misericórdia de mim, ó Deus, segundo a tua benignidade; apaga as minhas transgressões, segundo a multidão das tuas misericórdias. Porque eu conheço as minhas transgressões, e o meu pecado está diante de mim.” (Salmos 51: 1 e 3) É precioso para Deus ter um coração arrependido, “Os sacrifícios para Deus são um espírito quebrantado: a um coração quebrantado e contrito não desprezarás ó Deus.” (Salmos 51: 17)

         Nossa reação ao sermos confrontados por nossos pecados demonstrará se somos dissimulados ou transparentes, Davi pecou muito mais que Saul, mas Davi se arrependia e abandonava seus pecados, “Antes de ser afligido andava errado, mas agora guardo a tua palavra. Foi-me bom ter sido afligido, para que aprendesse os teus estatutos.” (Salmos 119: 67 e 71) Assim como Saul e Davi, sofreremos as consequências de nossos pecados, receba de bom grado a repreensão de Deus e dos outros, arrependa-se e cumpra sua missão. Amém.

        

        

Comentários

Postagens mais visitadas