CORAÇÃO ENGANOSO.

 

CORAÇÃO ENGANOSO.

Texto: Jeremias 17: 5 – 10.Jeremias 17https://www.bibliaonline.com.br/nvi/busca?q=Jeremias+17

Já ouviu alguém dizer: estou com dois corações, não sei o que devo fazer? Esta frase mostra indecisão, dúvida que as pessoas têm, talvez você também já ouviu a expressão: amigo, faça o que seu coração manda e seja feliz, mal sabem estas pessoas que nosso coração nos engana facilmente, “Enganoso é o coração, mais que todas as coisas, e perverso; quem o conhecerá?” (Jeremias 17: 9) Só Deus sabe qual a real intenção de cada coração.

Sabemos por experiência própria que nosso coração nos engana, que não podemos confiar nele, pois ele é movido pelas emoções, Sonda-me, ó Deus, e conhece o meu coração; prova-me, e conhece os meus pensamentos. E vê se há em mim algum caminho mau, e guia-me pelo caminho eterno”. (Salmos 139: 23 e 24) Só Deus consegue “ver” o que se passa em nossos corações.

Temos exemplos bem distintos de dois homens: Ló e Abraão, que na hora de tomar uma decisão importante, agiram de modo muito diferente; no tempo em que seus rebanhos cresceram tanto que os pastores de Ló e de Abraão “brigavam” por água e pelas pastagens, então Abraão disse a Ló: não aja contenda entre mim e ti, e entre meus pastores e teus pastores, escolhe primeiro para onde queres ir, se fores para a esquerda, irei para a direita, se fores para a direita, irei para a esquerda.

Ló se deixou levar pelo coração e escolheu o que seus olhos viram, “Levantou Ló os seus olhos, e viu toda a campina do Jordão, que era toda bem regada, antes do senhor destruir Sodoma e Gomorra, e era como o jardim do Senhor, como a terra do Egito, quando se entra em Zoar”. (Gênesis 13: 10) Ló se encantou com o que viu, seu coração não percebeu que os homens de Sodoma e Gomorra eram maus, e que ele, sua mulher e filhas seriam atormentados pela perversidade sexual daquele lugar, Ló foi atraído pela bela aparência e arcou com as consequências.

Abraão ficou com a terra mais árida, onde teria que cavar poços para obter água, porém, pela fé sabia que Deus o faria prosperar muito mais que os outros que ali habitavam, o Senhor honrou Abraão e o fez prosperar muito e obteve grande riqueza, e o melhor: não foi afetado, perturbado pela imoralidade daquele povo perverso, que afligia diariamente a vida de Ló.

Não se deixe enganar pelas coisas “fáceis” nem pelas emoções, não se engane com prazeres que vão te escravizar, nem por maus conselhos, cujo fim é a morte, busque a orientação e a direção de Deus e sua Palavra e seja feliz. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas