RELAÇÕES EXTERIORES E DOMÉSTICAS

Texto: Colossenses 3: 12 e 13.

    Há no Brasil varias embaixadas de outros países, e do Brasil também em outras nações; sempre visando melhorar as relações, fortalecer a paz e os laços comerciais, e quase sempre seus embaixadores procuram tratar um ao outro com respeito e justiça.
     Nos nossos relacionamentos também devemos agir visando o bem estar mutuo, mas em nossos lares às vezes não é o que acontece.
     Nos consultórios dos psicólogos e nos gabinetes pastorais são tratados os problemas que se referem aos conflitos familiares, causados por palavras e atitudes que ofendem e magoam.
     Geralmente nossos desafios nas relações humanas começam em casa; pois é no ambiente familiar que todos nos conhecemos bem as virtudes e defeitos uns dos outros, é em casa mostramos o que realmente somos.
     Ouvi a queixa de uma pessoa que mostra como isto acontece: a pessoa contou-me de um familiar seu nas relações “exteriores”, ou seja, fora de casa, era bem diferente da sua relação com a família, lá fora a pessoa era educada, gentil, cuidadosa com as palavras para não ofender os outros, paciente e compreensiva até mesmo com os erros dos outros, era uma pessoa que conseguia ser amigo de quase todos.
      Porém ao chegar em casa a “máscara” caia e agia bem diferente, com palavras rudes e grosseiras, impaciente, com mau humor, reclama de tudo, não trata com dignidade a família. O clima fica pesado, parece que a pessoa não tem prazer nem alegria de se relacionar com a família, e mostra que não está feliz por estar em casa, suas atitudes acabam com a harmonia.
      O texto bíblico de hoje fala que devemos ser benignos, misericordiosos, humildes, mansos e amorosos primeiro com nossa família e depois com os outros também. “Nada façais por contenda ou por vangloria, mas por humildade; cada um considere os outros superiores a si mesmo” (Filipenses 2: 3)
      Nós com cristãos precisamos colocar em pratica esta ordem de Deus, para que nossos lares sejam sempre um lugar de paz, harmonia e alegria. Devemos ser os mesmos; em casa, no trabalho, na escola, na igreja e com os amigos. Você se sente melhor em casa ou com os de fora? Vivamos sem máscaras.
Amém!

Comentários

Postagens mais visitadas