ABIGAIL A SÁBIA E PRUDENTE.


 ABIGAIL A SÁBIA E PRUDENTE.
            Texto 1 Samuel 25: 3 – 42.1 Samuel 25https://www.bibliaonline.com.br/nvi/busca?q=1+Samuel+25
            Na mensagem anterior vimos sobre Nabal esposo de Abigail, um homem difícil de conviver e de se relacionar, porém Abigail era muito diferente de seu esposo, por favor, leia o texto de 1 Samuel 25 para que entendas bem como era a vida deste casal, creio que podemos tirar lições preciosas de como esta mulher notável convivia com um homem de temperamento tão difícil.
Mães de joelhos, filhos de pé            Imagine você conviver com alguém com as características de Nabal; agressivo, rude, impaciente, insensível... Mas Abigail desenvolveu habilidades que quero destacar aqui: primeiro: ela era equilibrada, nos momentos tensos ela pensava antes de agir ou falar, não perdia o controle da situação, por isto não se precipitava nas palavras e atitudes evitando assim piorar a situação.
            Segundo: Ela era pacificadora, acalmava os ânimos e certamente falava com um tom de voz baixo e manso, educadamente ela argumentava gerando conciliação, “desarmava” o espírito agitado dos outros, “A resposta branda desvia o furor, mas a palavra dura suscita a ira”. (Provérbios 15: 1).
            Terceiro: perdão; certamente Abigail muitas vezes perdoou seu marido, se não ela seria uma mulher murmuradora, amargurada, cheia de rancor e infeliz com tantas palavras e ações duras de Nabal, mas por perdoá-lo ela seguia em frente sem o fardo das ofensas e sem mágoas, assim seu coração e mente estavam “curados”, livres.
            Quarto: Ela era humilde; os versículos 23 e 24 relatam que Abigail se prostrou diante de Davi, e “assumiu” o erro de seu marido, “Minha seja a transgressão” ela se humilhou com o objetivo de afastar a de Davi a ira, desta forma preservou a vida de seus familiares.
 Quinto: Sábia, as qualidades que citei, são consequência da sabedoria desta mulher que não agia por impulso, mas em meio aos conflitos agia com prudência e desta forma livrou sua família da morte, pois sua atitude fez Davi se acalmar e mudar de ideia, evitando que na historia de Davi a  triste “manha de sanguinário”.
            Como você lida com pessoas de temperamento difícil? Sejamos como Abigail. Peçamos a Deus: sabedoria, paciência e equilíbrio, para perdoarmos e sermos pacificadores, sendo fonte de paz, amor, união, bondade, fidelidade e alegria em nossos relacionamentos. Amém.


Comentários

  1. Respostas
    1. Provérbios 15: 1 fala tudo! Abigail era uma mulher sábia! temos muito que aprender nesta passagem. Com certeza era uma mulher de Deus. 🙏🙂

      Excluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas