CONVERSÃO E CRESCIMENTO CONSTANTE.

 

CONVERSÃO E CRESCIMENTO CONSTANTE.

Texto: João 13: 36 – 38João 13: 36 -38

Precisamos ter bem claro que ao aceitar Jesus como nosso Salvador e Senhor, é apenas o início de uma longa caminhada, que ainda somos imaturos, que não estamos prontos para qualquer desafio ou provação eventual. E temos que buscar a Deus e o conhecimento na sua Palavra, para aprender e crescer e entender os propósitos e a vontade de Deus, em todas os aspectos da vida com Cristo. Como “bebes na fé” não temos capacidade de enfrentar determinadas crises e situações, por causa da nossa inexperiência. As vezes achamos que já estamos prontos para tudo, e aí, fracassamos.

No texto de hoje, Pedro pergunta a Jesus: Para onde vais? Jesus respondeu: para onde vou, não me podes seguir agora, porém, mais tarde me seguirás. Replicou Pedro: estou pronto para morrer contigo, Jesus alertou Pedro: darás a vida por mim? Te digo que três vezes me negarás. A declaração de Pedro foi sincera, mas ingênua. Por não nos conhecermos, fazemos afirmações e promessas ingênuas, imaturas, achamos que ao nos converter a Jesus estamos automaticamente preparados para enfrentar o que vier. Mas estamos num processo de crescimento que nos fará aos poucos superar pequenos obstáculos, para só mais tarde vencermos grandes batalhas.

Pedro, movido pelo fascínio por Jesus, decide segui-lo. Neste primeiro segue-me, Pedro agiu na sua autossuficiência, no seu entendimento natural. No segundo chamado de Jesus, Pedro decide pelo poder do Espírito, Jesus, ao questioná-lo; três vezes, tu me amas? Agora o Senhor percebe que Pedro estava “pronto” para viver e morrer por Jesus. Então o Mestre lhe diz: Apascenta as minhas ovelhas. Aprendo que, Deus só nos dará e só nos colocará em lugares para os quais Ele percebe que estamos prontos e assim frutificar e não abortarmos os planos de Deus para nós.

Ao nos rendermos a Jesus, recebemos o Espírito Santo; que vai nos moldar, corrigir, ensinar e capacitar, e nos encher do seu Espírito para toda a boa obra do Reino de Deus. Primeiro aprendemos a crucificar nosso eu, nosso desejo de pecar, vencemos aos poucos as tentações, não repetimos mais erros e pecados que antes eram rotina na nossa vida, assim, Deus vai nos polindo, nos dando “músculos espirituais” para não agirmos mais como crianças imaturas, mas para isto temos que ter cada vez mais intimidade com o Senhor e sua Palavra, fortalecendo nossa fé, e nossa identidade de filho, nos afastando de tudo que ofende, entristece e nos separa de Deus. Nosso chamado não é apenas para sermos regenerados, mas também para sermos santos, porque Deus é Santo. E entender que não há nada em mim que seja confiável, que sou pecador, então me quebranto, me humilho e clamo pelo favor do Senhor sobre minha vida. Só estarei pronto para servir a Deus quando estiver em profunda e íntima comunhão com o Senhor e obedecê-lo em tudo. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas