PARE COM AS DESCULPAS.

 

PARE COM AS DESCULPAS.

Texto: João 16: 33https://www.bibliaonline.com.br/nvi/jo/16/33

Temos que parar com o hábito de dar desculpas, tentando justificar pecados que cometemos repetidamente. Isto não é de hoje, começou no jardim do Éden. No dia em que Eva decidiu “ouvir” a falsa narrativa da serpente, Adão errou ao não se posicionar, ele poderia ter alertado a Eva que Deus os proibira de comer do fruto da árvore do conhecimento do bem e do mal. Ambos não assumiram seus erros, eles usaram de desculpas para tentar se eximir do pecado. Eva disse: A serpente me enganou, Adão, por sua vez, culpou sua mulher por ter lhe dado do fruto. Lemos em Números 14: 18 que: “Deus não tem por inocente o culpado.” Cada um é responsável por seus atos. Outro erro é adiar, se acomodar, não agir e não se posicionar.

Desde pequenos costumamos culpar os outros por erros que cometemos. Muita gente usa desculpas bem elaboradas para “transferir” a culpa ao outro. Nos casais que quebram sua aliança, é comum um culpar o outro pelo fim do casamento, acusando o cônjuge de rude, insensível ou irresponsável, a culpa é sempre do outro. Acontece o mesmo com pessoas que “trocam de igreja” o tempo todo, é sempre os outros que são os culpados. Pessoas sem equilíbrio emocional usam as mais diversas desculpas para justificar suas agressões e grosserias; a culpa é do outro que o provocou. A Bíblia diz que é Deus quem nos capacita para vencermos o mal. Para não agirmos como um tolo descontrolado, peçamos a Deus sabedoria verdadeira a qual é pacífica e gentil.


Não adianta mais dizermos para Deus que o diabo é culpado por cairmos em tentação, ou que fomos tentados acima do que podemos suportar. Só pecamos porque queremos, “Mas cada um é tentado, quando atraído e seduzido pela própria concupiscência.” (Tiago 1: 14) Ou seja, quando cedo a minha vontade carnal, ela dá a luz o pecado e o pecado, ao ser consumado gera a morte, pois decidimos, como Eva desobedecer as instruções de Deus, só nos resta nos arrependermos e nos submeter as leis de Deus. Se Jesus venceu toda a corrompido do mundo, nós também podemos.

Nossas desculpas “esfarrapadas” caem por terra ao dizermos que não é possível viver sem pecar, Jesus Cristo provou que é possível sim, “Porque não temos um sumo sacerdote que não possa compadecer-se de nossas fraquezas; porém um (Jesus) que, como nós, em tudo foi tentado, mas sem pecado.” (Hebreus 4: 15) Logo, se Jesus venceu “todas” as tentações, assim, ele provou para nós que é possível sim viver sem pecar. Não cabe mais desculpas, mas somos todos pecadores porque não temos um coração obediente, fiel e que buscava, como Jesus a intimidade com o Pai, e a submissão total a Deus. Quanto mais andarmos com Deus e em obediência, pecaremos menos, dizendo não o mal. Amém.

Comentários

Postagens mais visitadas